Implantação de Governança Corporativa

Governança Corporativa é um processo de estruturação de conversas entre os membros das Empresas Familiares.

A maneira com que as organizações se estruturam está mudando com a Era da Informação. No entanto, pesquisas apontam que a economia mundial é ainda impulsionada por negócios realizados em família. No Brasil, essa força empreendedora emprega até 80% da mão de obra em atividade, além de ser responsável por quase 80% do Produto Interno Bruto Nacional (PIB). Não há como negar a influência das Empresas Familiares na economia mundial.
 
Para tanto, a Governança Corporativa têm se tornado essencial no processo de profissionalização, já que funciona como um sistema de relacionamento entre os proprietários, Conselho de Administração ou Consultivo, Diretoria e órgãos de controle, que organiza e monitora as boas práticas de gestão.
 
As estruturas e princípios da Governança Corporativa aplicados na Empresa Familiar modificam a cultura e o comportamento dos empreendimentos familiares, pois auxilia na profissionalização da família acionista, preserva e otimiza o valor das organizações e facilita o seu acesso ao capital, contribuindo para a sua longevidade.

Patrice Gaidzinski

Patrice Gaidzinski é Diretora-fundadora da Posterità – Formação e Consultoria a Negócios Familiares. É psicóloga e especialista em Psicoterapia de Família. Atua como consultora em Empresas Familiares, implementando práticas de Governança Corporativa, auxiliando na elaboração de Acordos de Acionistas, Protocolos Familiares e Processos de Sucessão.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + 7 =