Qual o segredo para manter uma gestão competitiva e de crescimento do negócio e conservar as relações familiares?

Todo negócio tem um ciclo de vida. Isso é fato. O momento inicial de uma Empresa Familiar, por exemplo, acontece quando o fundador começa o seu negócio, evolui com o passar dos anos e encontra o momento em que as futuras gerações começam a se envolver. Sejam como gestores ou como acionistas. Quando a Empresa Familiar se vê nesta situação, um novo modelo de gestão se faz necessário.

No caso do fundador ser o único líder do negócio, temos uma forma de gestão de “dono”. Ela só será alterada quando o mesmo falecer ou passar as suas ações ou cotas para os filhos. Isso quer dizer que, a partir daí, teremos um modelo de gestão entre sócios, ou seja, uma sociedade. E, nestes casos, sabemos que a liderança requer uma estruturação diferenciada.

Se a família empresária compreender os diferentes ciclos de vida das gerações, das pessoas e do negócio, e se estruturar para cada novo estágio de vida e de desenvolvimento da empresa, os executivos poderão se manter unidos e competitivos diante dos desafios de mercado e exigências dos clientes. O segredo para manter uma gestão competitiva e de crescimento está na estruturação de um novo modelo de gestão a cada geração, e um processo planejado de sucessão para as novas lideranças.

Importante lembrar que a liderança após a primeira geração necessita de muitos outros requisitos do que somente ter nascido em uma família que tem um negócio. A liderança está na capacidade dos sócios, e não mais dos “donos”, reconhecerem seus talentos próprios, saberem trabalhar em equipe, organizar e manter um canal de comunicação claro e transparente, dando a todo o sócio tratamento equânime, independente da sua participação acionária.

Patrice Gaidzinski

Patrice Gaidzinski é Diretora-fundadora da Posterità – Formação e Consultoria a Negócios Familiares. É psicóloga e especialista em Psicoterapia de Família. Atua como consultora em Empresas Familiares, implementando práticas de Governança Corporativa, auxiliando na elaboração de Acordos de Acionistas, Protocolos Familiares e Processos de Sucessão.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + um =